Empresa é denunciada por golpe em que promete vitória em ação na Justiça

O esquema de uma empresa que envia carta para pessoas de todo o país pedindo dinheiro para liberar uma suposta indenização judicial, foi revelado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). A Monteprevi – Vida e Previdência, que fica na capital paulista, afirma a aposentados que há uma ação coletiva na qual, mediante depósito de R$ 9.086,00, é possível receber R$ 82.600.

A Proteste entrou em contato com a empresa, se fazendo passar por interessado em se habilitar na ação, e o atendente do confirmou a “autenticidade” da proposta e a necessidade de depósito em conta da Monteprevi para a liberação do pagamento do acordo. Informou, ainda, o número do suposto processo: 994.960.099.102. Mas ele não foi localizado. A associação, então, encaminhou a denúncia de estelionato à Delegacia de Polícia de Proteção à Cidadania de São Paulo.

Veja as dicas da Proteste para se proteger desses golpes:

- Não revele seus dados bancários, CPF, identidade e endereço residencial nem telefones para estranhos.

- Crimes de estelionato contra a ordem econômica e golpes em geral são previstos no Código Penal Brasileiro.

- Desconfie sempre quando da oferta de propostas vantajosas.

- Não deposite valores para receber algum benefício no futuro.

- Pegue o máximo de informações sobre a pessoa ou entidade que está propondo o pagamento de benefícios e registre um Boletim de Ocorrência. As polícias federal e civil têm desbaratado várias quadrilhas de golpistas em todo o território nacional, baseados em denúncias de pessoas lesadas.

- O recebimento de valores obtidos numa ação judicial não exige depósito.

Fonte: Jornal Extra Online, leia o original aqui

Compartilhe

Participe

Carregando...

Buscar

Compartilhe