Febraban faz alerta sobre uso do banco em época de compras

Rio -  A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promove amanhã um encontro para emitir alerta sobre a importância da segurança eletrônica no período do Natal. Segundo uma pesquisa feita pela Febraban, em 2011, as operações em Internet banking atingiram 24% do total das transações do setor bancário, que somaram 66 bilhões movimentações. Isso significa que houve um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

 Ainda de acordo com a pesquisa, em 2007, a participação da internet nas transações bancárias era de 14%. Em quatro anos, a participação de cartões passou de 10,3% para 12,5. A previsão é de que, num prazo de 5 a 7 anos, o mobile banking terá a mesma relevância do internet banking.

A Federação de bancos alerta que “embora haja um investimento crescente em segurança por parte dos bancos e o ambiente virtual seja desenvolvido com rigorosos procedimentos e mecanismos de proteção, a segurança da conta depende do usuário”. A entidade reconhece que a proteção contra golpes eletrônicos é um aspecto de difícil controle.

Professor e delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt ressalta que as possibilidades de crimes virtuais são tão amplas que é possível até matar através da internet. “O criminoso pode invadir uma rede de um hospital e desligar aparelhos, ou até mesmo modificar ou alterar a quantidade de remédios de um paciente, levando-o à morte”.

Segundo Wendt, é possível se prevenir: “Nas compras pela internet não se deslumbrar com o preço. O usuário deve procurar um site seguro, que atenda aos requisitos internacionais de utilização, como ícones de segurança que indicam credibilidade”.

Fonte: Jornal O DIA Online http://odia.ig.com.br

Compartilhe

Participe

Carregando...

Buscar

Compartilhe