Jornal Extra - O que fazer com o dinheiro de uma indenização

Estou com uma dúvida que me corrói o estômago: recentemente, recebi a quantia de R$ 17 mil referente a uma indenização trabalhista. Como sou representante comercial e, atualmente, não tenho vínculo empregatício nenhum, temo que esse dinheiro possa vir a não render frutos. Minha pergunta é: como posso fazer para que o mesmo me dê esses frutos? No caso de uma aplicação, como poderiam ser esses frutos? De curto, médio ou longo prazo? Qual seria o melhor método para sua aplicação? E que aplicação seria mais indicada, já que o mercado financeiro se encontra tão abalado com as notícias que vemos todos os dias nos jornais? A. G.

Não há milagres para fazer seu dinheiro "dar frutos". É preciso estudo e disciplina.

Pelos seus comentários, creio que você tem um perfil mais conservador e pode vir a precisar desse dinheiro no curto prazo. Como você é representante comercial, seu salário pode variar de um mês para o outro. Por isso, é muito importante você ter uma reserva financeira em alguma aplicação de alta liquidez, ou seja, que possa ser resgatada rapidamente, em caso de algum imprevisto.

Se este for mesmo o seu caso, o melhor destino para os R$ 17 mil seria um CDB-DI com liquidez diária. Eventualmente, dependendo da existência de outra reserva financeira e de seu padrão de gastos, você pode colocar parte dos recursos em CDB-DI com liquidez diária e parte em títulos públicos (Tesouro Direto) ou mesmo em CDB-DI com carência no resgate, que costuma oferecer melhor rentabilidade do que aquele com liquidez diária.

Uma última dica: seja qual for sua opção, uma boa pesquisa em relação às taxas oferecidas e aos custos (no caso do Tesouro Direto) pode fazer uma significativa diferença em seu futuro.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/doutor-bufunfa-ensina-que-fazer-com-dinheiro-de-uma-indenizacao-2893403.html

Fonte: extra.globo.com
 

Compartilhe

Participe

Carregando...

Buscar

Compartilhe