Seminário reúne especialistas em direito do consumidor no Rio.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Instituto Brasileiro de Criminologia (IBDC) realizam nestas quinta e sexta-feiras, das 9h às 19h, o 7º Seminário de Defesa do Consumidor e Acesso à Justiça. Nos dois dias do evento, serão debatidos temas como comércio eletrônico, contratos com planos de saúde, danos morais nas relações de consumo, tarifas bancárias, superendividamento e qualidade do transporte público.

- A realização desse tipo de evento, gratuito, aberto ao público, que tem a intenção de estender à população o conhecimento sobre seus direitos, é uma missão. Vamos abordar, logo na primeira mesa de debates, os desafios na proteção e na defesa do consumidor. São muitos. Um deles é, justamente, proporcionar a educação sobre o consumo - diz Mariana Ferraz, advogada do Procon Carioca e uma das palestrantes do seminário.

Para estudantes de Direito, o evento será uma oportunidade para ter contato com temas nem sempre associados às relações de consumo, como mobilidade urbana e qualidade do transporte público. Proporcionar o envolvimento dos universitários com a defesa do consumidor é outro destaque do evento, segundo Mariana:

- Há faculdades em que o direito do consumidor não é uma disciplina obrigatória. Portanto, considero importante esse tema no seminário para os futuros agentes da Justiça - acrescenta a advogada, que coordena a área de Educação sobre Consumo no Procon Carioca.

Entre os palestrantes convidados, estão o desembargador aposentado Sylvio Capanema; o desembargador André Gustavo de Andrade, do Tribunal de Justiça do Rio; os advogados Christianne Diniz Provenzano, Jorge Tardin, Walter Aranha Capanema, Márcia Pinheiro; além de Karla Santa Cruz Coelho, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Fonte:Jornal O Globo.com

Compartilhe

Participe

Carregando...

Buscar

Compartilhe