NOTÍCIÁRIO DO CONSUMIDOR

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Procon alerta para direitos dos consumidores com equipamentos danificados por apagão de energia.

Consumidor deve formalizar o pedido de ressarcimento junto à concessionária, em até 90 dias contados a partir da data da ocorrência.

O consumidor que tiver algum equipamento danificado, em razão da interrupção do fornecimento de energia elétrica, deve formalizar o pedido de ressarcimento junto à concessionária, em até 90 dias contados a partir da data da ocorrência, segundo o o Procon do Espírito Santo.

Um morador de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, deverá ser indenizado pela companhia elétrica que atende o município. Ele eletrodomésticos danificados dentro de casa após um apagão.

Saiba o que fazer

A solicitação pode ser feita por meio do telefone, carta, ou diretamente nos escritórios da concessionária.

O consumidor deve informar o dia e horário do pique de energia/suspensão; informações sobre o titular da unidade consumidora; relato do problema apresentado e descrição e características gerais do equipamento danificado, tais como marca e modelo.

Prazo para verificação dos equipamentos 

É importante que o consumidor guarde todos os protocolos de solicitação de ressarcimento de danos. O prazo máximo para a realização da verificação in loco ou para que a distribuidora retire o equipamento para análise é de 10 dias, contados a partir da data da solicitação do ressarcimento. Quando o equipamento danificado for utilizado para o acondicionamento de alimentos perecíveis ou de medicamentos, o prazo é de um dia útil.

No caso de verificação in loco, a distribuidora deve agendar com o consumidor a data e o período (matutino ou vespertino) dessa verificação com, no mínimo, três dias úteis de antecedência.

Depois de realizada a inspeção no aparelho danificado, a empresa tem 15 dias para informar ao consumidor o resultado da solicitação de ressarcimento.

No caso de deferimento, o fornecedor deverá efetuar o ressarcimento por meio do pagamento em moeda corrente, conserto ou substituição do equipamento danificado em até 20 dias contatos a partir da resposta da empresa.

Fonte:https://www.sosconsumidor.com.br/

CONFIRA TAMBÉM: