NOTÍCIÁRIO DO CONSUMIDOR

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67% dos passageiros que sofrem atraso ou cancelamento de voos não são indenizados pelas companhias aéreas.

Pesquisa da Forum Hub também mostra que o avião ainda é o meio de transporte favorito de 59% dos viajantes durante as férias.

Uma pesquisa da Forum Hub – plataforma online de aconselhamento jurídico para pessoas e empresas – revelou que 67% dos brasileiros que já enfrentaram algum tipo de problema com voos e cancelamentos não tiveram nenhum tipo de reparação financeira, mesmo após insistir com as companhias aéreas.

O levantamento, realizado no final de 2022 com 401 pessoas, traçou um raio-x dos principais problemas que os passageiros brasileiros enfrentam durante as viagens. De acordo com os números, o avião ainda é o meio de transporte preferido para viajar , com 59% da preferência, seguido pelo automóvel (30%).

O problema é que nenhuma das três principais companhias aéreas do Brasil – Latam, Gol e Azul – fornece reembolso ou indenização voluntariamente em casos de problemas nos voos. “Com isso, a única forma de resolução das queixas é pela via judicial, gerando dor de cabeça para as pessoas”, afirma o advogado Alisson Santos, cofundador da Forum Hub.

Segundo a pesquisa, a Gol é a companhia que menos reembolsa ou indeniza os consumidores: 82% dos que já viajaram com a empresa não receberam reparação financeira por problemas de atraso e cancelamento. Atrás, aparecem a Latam (76%) e a Azul (64%).

Como apenas 6% dos passageiros vão à justiça, as empresas se aproveitam desse comportamento pouco litigante para não ter de arcar com os custos e inconvenientes resultantes de suas falhas operacionais ou mesmo tomem medidas mais drásticas para aprimorar os serviços e reduzir falhas. 

Fonte:https://www.jornaljurid.com.br/

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