NOTÍCIÁRIO DO CONSUMIDOR

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Empresa deve substituir notebook que apresentou problema 2 meses após término da garantia.

A 5ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Paraná reconheceu a responsabilidade da AGP Tecnologia (Acer do Brasil) por vício oculto que inutilizou Notebook apenas 2 meses após o término da garantia.

Nos autos, o consumidor alegou que o produto vinha apresentando problemas desde sua compra, com travamentos e desligamentos repentinos, parando de funcionar totalmente após um ano e dois meses de sua aquisição.

Em contrapartida, a empresa defendeu a ausência de sua responsabilidade, pois, segundo ela, o consumidor recusou o atendimento, portanto, não deveria ser condenada.

Em primeiro grau, a empresa foi condenada a substituir o produto avaliado em quase R$ 10.000,00, bem como ao pagamento de R$ 3.000,00 à título de indenização por danos morais.

Na decisão, fora observado que embora o vício apresentado no produto tenha ocorrido após o prazo de garantia fornecido pelo fabricante, na matéria de vício oculto, é adotado o critério da vida útil do bem e não o critério da garantia.

Para a condenação por danos morais, destacou-se o descaso da empresa frente ao consumidor, bem como a essencialidade do produto em seu dia a dia, o que lhe causou transtornos desnecessários:

“é um caso típico de absoluto descaso com o consumidor calcado na ineficiência do atendimento no pós-venda. É sabido que as grandes empresas têm a prática de inobservar os direitos consumeristas, deixando de prestar assistência ao consumidor após a realização das vendas, deixando-os com a sensação de impotência, e à mercê de sua própria sorte. Desta forma, restou caracterizado o pós-venda ineficiente e, assim, a compensação a título de dano moral resta configurada”

O advogado Gabriel Funfas atuou pelo consumidor.

Fonte:https://www.jusbrasil.com.br/noticias/

CONFIRA TAMBÉM: